Muita gente sabe que Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros, nasceu em Itabira. O que pouca gente sabe é que o município tem inúmeras atrações e atrativos turísticos, alguns de tirar o fôlego mesmo dos turistas mais experimentados.

A partir de agora, mostraremos um pouco dessas atrações capazes de encantar tanto o turista nativo quantos aqueles oriundos de outros pontos do nosso país. O ponto forte de Itabira é o turismo cultural. Mas as belezas naturais não ficam para trás, já que a cidade faz parte do Circuito Turístico do Ouro, coração da Estrada Real e região de maior visibilidade turística de Minas Gerais.

Quem passa pela cidade logo nota seu belo patrimônio cultural que conta com rico acervo arquitetônico que forma seu centro histórico, incluindo sobrados e casarões construídos no final do século 18 e início do século 19, erguidos em estrutura autônoma de madeira com vedação em alvenaria de adobe e pau-a-pique.

O Centro Histórico é composto por vários atrativos. O Parque Municipal da Água Santa possui 12 mil metros quadrados de área verde e nele se encontra o Poço da Água Santa, um local de beleza cênica e valor histórico. Também pelo centro está a Praça do Centenário, onde se encontram a Casa Paroquial e a Catedral de Nossa Senhora do Rosário.

Ainda na temática ambiental, outra interessante atração é o Parque Natural Municipal do Intelecto. Encravado no coração da cidade, possui uma área de 216 km². Sua reserva florestal é considerada remanescente de Mata Atlântica. Possui terreno ondulado, em forma de anfiteatro, e mina d’água nas encostas. Este parque de características urbanas funciona como área de lazer, cultura e educação ambiental e seu objetivo é a melhoria da qualidade de vida de toda a população Itabirana.

Nele está o Orquidário Municipal e a orquídea Catteya Labiata Warneri Semi-alba Itabirana destaca-se  pela beleza e por ser endêmica do município. Recebeu o nome de Mata do Intelecto, em homenagem a Raimundo Cesário da Costa, morador da chácara desde 1942, onde cuidava de todos os serviços e ainda caminhava pelas ruas da cidade vendendo “laranjas seletas”. Tal fato originou o apelido de “Raimundo Intelecto”. Sabe-se que ele, ao vender as laranjas gritava: “Olha as laranjas intelectas”.            

O Parque do Intelecto está localizado na rua Chácara Fernando Jardim, s/nº – Bairro Campestre, ao lado do Pico do Amor. O telefone para agendamento de visitas é (31) 3839-2312. Funciona de segunda a sexta-feira, de 09h às 17h e, em sábados, domingos e feriados de 10h30 às 16h30.

Na próxima postagem sobre os principais pontos turísticos de Itabira falaremos sobre o Pico do Amor e o Museu de Itabira, antigo Museu do Ferro.

Até lá!