O Dia Internacional da Amizade, inicialmente foi adotado em Buenos Aires na Argentina, por meio de um decreto. A data aos poucos passou a ser comemorada em diversas partes do mundo, e atualmente, quase todos os países acabam festejando esta data especial.

A data então foi criada pelos argentinos que consideraram a chegada do homem à lua como um verdadeiro símbolo de união entre todos os seres humanos. A partir disto, a primeira comemoração pretendia comemorar a chegada do homem à lua, o que significava que juntos, em um espírito de amizade, os povos poderiam superar desafios muitas vezes considerados impossíveis.

Durante boa parte do século XXI foram criadas diversas iniciativas para a celebração de um dia da amizade em várias partes do mundo. Tanto nos Estados Unidos e em partes da Ásia acabou se divulgando o primeiro domingo de agosto como a data de entrega de cartões e de presentes entre os amigos, bem como celebrações similares que se formaram em vários países em datas diferentes.

Esta iniciativa para estabelecer o Dia do Amigo, reconhecido de forma internacional, tem como antecedentes a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor de valorização e realce da amizade entre os humanos, como uma forma de fomentar a cultura e a paz. Este período foi idealizado pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasto, no Paraguai, no ano de 1958, e a partir disto acabou fixando a data de 30 de julho como o dia da Amizade.

Quando foi estabelecido oficialmente o Dia da Amizade? Foi no dia 27 de abril do ano de 2011 que durante a sexagésima quinta sessão da Assembleia geral das Nações Unidas dentro do tratamento de Cultura e paz acabou se reconhecendo toda a pertinência e a importância da amizade como um grande sentimento nobre e valioso na vida dos humanos no mundo inteiro. Esta foi uma iniciativa apresentada em conjunto por 43 países, e foi aceita de forma unânime pela Assembleia Geral.

O Dia do Amigo no Brasil também é comemorado em 18 de abril, mas 20 de julho também pode ser comemorado como data especial para o Dia do Amigo. Esta data inclusive é instituída de forma oficial em diversos estados bem como em diversas cidades. É uma data de extrema importância e de grande fraternidade entre as pessoas.

Curiosidades

Se você já foi surpreendido(a) por uma mensagem de Feliz Dia do Amigo num dia 18 de abril, não estranhe. É que, no Brasil, essa é uma das, pelo menos, três datas em que se celebra o Dia do Amigo. Sendo uma data comemorativa informal – não ligada a nenhum feriado ou lei – fica difícil definir qual é o dia “correto” para comemorar a amizade.

Nos últimos anos, o Facebook decidiu instituir sua própria data comemorativa – e com mais de dois bilhões de usuários espalhados pelo mundo, fica fácil convencer as pessoas de que 4 de fevereiro é o Dia do Amigo. Eles escolheram esse dia por ser o dia da criação da mais famosa rede social do mundo.

Dia Internacional da Amizade é comemorado anualmente em 14 de fevereiro, e o seu objetivo é promover a cultura da paz entre todos os povos, celebrando assim a diversidade cultural e o respeito mútuo. Nesta data, os amigos costumam trocar mensagens de carinho, afeto e agradecer todo o companheirismo e dedicação.

Fontes de pesquisa: site MDEMULHER + Calendarr + Colégio Web.