AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

As consequências do uso do cigarro eletrônico

Virou moda. Apesar de proibido no país, está cada vez fácil e comum ver pessoas, em sua maioria jovens, fazendo uso dos vapes – ou cigarros eletrônicos, como se essa prática levasse à redução do consumo dos cigarros tradicionais.

Ledo engano! Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o cigarro eletrônico pode funcionar como porta de entrada para o tabagismo tradicional, que possui ligação direta com o surgimento de câncer de pulmão, consequentemente aumentando em mais de três vezes o risco de experimentação do cigarro. Segundo estudos de especialistas no assunto, além de doenças inflamatórias e até fibrose pulmonar, o uso desse tipo de cigarro está fortemente ligado ao surgimento de doenças cardiovasculares e distúrbios neurológicos.

Em 31 de maio no Brasil No Dia Mundial sem Tabaco, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) fez um alerta sobre o uso do cigarro eletrônico, também conhecido como vape, cada vez mais comum no Brasil.

conforme dados do relatório Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) 1 a cada 5 jovens de 18 a 24 anos usam dispositivos eletrônicos de fumo no país, isso , divulgado pela Umane, associação civil sem fins lucrativos dedicada a apoiar iniciativas de prevenção de doenças e promoção à saúde.

De acordo com Resolução (RDC) nº 46/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a comercialização, venda e divulgação de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil. Entretanto esses dispositivos são facilmente comercializados na internet ou em comércios de forma ilegal. Há em tramitação o Projeto de Lei (PL) 5.087/2020, que pretende reforçar a RDC 46 e proibir, em todo o território nacional, os cigarros eletrônicos ou outros aparelhos semelhantes para fumo.

Está demonstrado pelos diversos estudos já elaborados no Brasil que o uso dos cigarros eletrônicos é prejudicial para a saúde humana.

Fontes: Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer, Umane

Fonte imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/cigarro-eletronico’>Cigarro eletronico foto criado por master1305 – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?