AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Já ouviu falar em Distonia? O que será isso?

A distonia é caracterizada por contrações musculares sustentadas que causam movimentos repetitivos ou torcidos ou posturas anormais, essa acomete de 30 a 50 pessoas, de cada cem mil, em todo o mundo.

A causa exata da distonia ainda não é totalmente compreendida. Sabe-se que é um distúrbio neurológico dos movimentos, muitas vezes hereditário (distonia primária), pode afetar todo o corpo ou parte dele, mas ainda não tem cura. Devido as contrações musculares involuntárias anormais, os portadores de distonia podem ter interferência em funções como caminhar, dormir, comer e falar.

O diagnóstico de distonia é feito por um neurologista. Apesar de não haver cura, existem uma variedade de tratamentos disponíveis que podem aliviar os sintomas. São estes: terapia medicamentosa, injeções de toxina botulínica e cirurgia. A estimulação cerebral profunda (DBS) também pode ser usada para tratar pessoas com distonia grave.

De qualquer forma, uma ida ao médico e uma avaliação geral anual é fundamental para que você tenha uma boa qualidade de vida.

Fontes: Saber da Saúde, Ministério da Saúde e Medtronic

Fonte imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/dor’>Dor foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?