AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Conhecer o histórico de saúde da sua família é muito importante

Biologicamente falando, cada um de nós carrega consigo “pedacinhos” dos seus familiares, ou seja, uma carga genética que determina, inclusive, como nosso corpo reagirá a determinadas doenças. Por exemplo, se você tem familiar em primeiro grau com alguma doença como câncer, diabetes ou problemas cardíacos, isto significa que você tem um risco maior de desenvolvê-las; por isso deve ser realizado para prevenção.

O chamado histórico médico familiar nada mais é que um registro de informações de saúde de uma pessoa e dos seus parentes próximos a ela, ou seja ,  nos mostra que a ligação que possuímos com nossa família vai muito além de um vínculo afetivo. Conhecer esse histórico é essencial para evitar doenças ou diagnosticá-las precocemente.

Conhecendo o histórico familiar do paciente, o médico consegue tomar medidas que ajudam a diminuir o risco e até prevenir possíveis problemas de saúde. Dentre as doenças que podem ter como fator de risco o histórico médico, podemos citar o câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, Alzheimer, pressão alta e doenças raras, como fibrose cística, hemofilia e distrofias musculares.

Então, você conhece o histórico de saúde da sua família? Ainda não? Está esperando o quê para elaborar o seu?

Fonte imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/familia-desenho’>Familia desenho vetor criado por pch.vector – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?