AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Varizes: o que você precisa saber sobre elas

Veias azuladas, grupo de vasos sanguíneos avermelhados, inchaço das pernas. Se você tem algum desses sintomas, é possível que esteja com problema de varizes. A Afecção é considerada de, ainda não possui cura completa, as varizes afetam as paredes de veias e microvasos tornando-as mais frágeis às pressões do sangue e Com o passar do tempo se dilatam e alongam de forma  crônica e gradualmente, comprometendo a circulação venosa.

 

As varizes podem ou não apresentar sintomas, sendo que na maioria das vezes, a pessoa procura tratamento por questões estéticas. Para identificar se você está sofrendo com as varizes, listamos algumas condições mais comuns: presença de veias azuladas e muito visíveis sob a pele; Sensação de pernas cansadas e pesadas; queimação nas pernas e planta dos pés; inchaço nos tornozelos ao final do dia; dormência e câimbras; e, mudança de coloração da pele das pernas e pés ou muito ressecamento.

 

Na maior parte dos casos, as varizes aparecem na região das coxas, pernas e pés sendo que, hereditariedade é o principal fator relacionado ao surgimento de varizes. Mas outros fatores também podem contribuir, são eles: idade; sexo (maior incidência em mulheres); histórico familiar; obesidade; tabagismo; sedentarismo; e, alterações hormonais. Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem acarretar complicações como hemorragia, úlcera, eczema, dermatite, escurecimento da pele e trombose.

 

O diagnóstico é realizado por meio de um exame de ultrassom vascular chamado eco-doppler, que serve para orientar sobre o melhor tratamento. Identificado o problema, o médico pode optar pelo procedimento cirúrgico até tratamento com radiofrequência e laser. Por isso, caso apareça algum dos sintomas citados, procure imediatamente a ajuda de especialistas. Sua qualidade de vida deve estar sempre em primeiro lugar.

 

Fontes:

Portal Saúde e Bem-estar

Portal Minha Vida

Biblioteca Virtual em Saúde/Ministério da Saúde

 

Fonte imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pernas-femininas’>Pernas femininas vetor criado por macrovector – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?