AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

O que são exames clínicos? Você sabe para que servem?

Nessa vida atribulada a qual estamos sujeitos, muitas vezes nos deparamos com dúvidas e interrogações. Na área da saúde, isso pode acontecer com frequência.

Exame clínico é aquele que compreende dois processos fundamentais são eles: a história clínica (ou anamnese), relatada pelo doente, e o exame físico, feito pelo médico.

O exame clinico funciona como uma espécie de ponto de partida para o diagnóstico adequado, ele é de vital importância para o médico entender qual é a situação geral do paciente, visando obter informações para um tratamento mais adequado e, consequentemente, bem-sucedido.

Para entendermos um pouco melhor esse assunto, a primeira fase do exame clínico é a anamnese, momento em que o médico entrevista o paciente visando extrair dele a maior quantidade possível de informações. Essa é comumente precedida de exames físicos, onde o médico tenta reconhecer as manifestações que algumas doenças deixam no corpo.

O uso de tecnologia de ponta não substitui o exame clínico, entretanto pode não ter nenhum valor se o profissional da saúde não orientar adequadamente seus atendimentos. Por isso é importante a consulta regular ao seu médico de confiança. Esse procedimento pode salvar sua vida.

 

Fontes: Telemedicina Morsch / Ministério da Saúde

Fonte foto:<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/homem-consulta’>Homem consulta foto criado por artursafronovvvv – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?