AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Soluço é inofensivo? Ou existe risco para a saúde?

Você certamente já se deparou com a seguinte dúvida: será que o soluço é inofensivo? Estudos científicos apontam que o soluço pode não ser tão inofensivo quanto parece. Então, quando devemos nos preocupar com ele?

O soluço é uma contração involuntária, intermitente e espasmódica do diafragma e dos músculos intercostais. Embora possa parecer um incômodo inofensivo, o soluço constante, por vários dias em sequência, pode apontar para uma disfunção em órgãos do aparelho digestivo. E, em casos mais graves e raros pode, inclusive, levar o paciente a óbito.

O soluço é uma disfunção pontual do aparelho digestivo, e não uma doença. A persistência do sintoma pode ser algo preocupante. Não é normal soluçar por várias horas no dia ou vários dias seguidos e de forma intensa. Caso isso aconteça, procure um especialista e inicie um tratamento.

Acalmar a respiração segurando o fôlego por alguns segundos, ou ingerir água, podem ajudar a acabar com o soluço. Entretanto, para diminuir a incidência do sintoma, é importante tratar doenças gástricas, evitar a ingestão de líquido durante as refeições e mastigar bem antes de engolir os alimentos.

Como se pode notar, o soluço não é tão inofensivo. Então, se você está no rol daquelas pessoas que têm soluços constantes, procure ajuda médica.
Fontes:
NotreDame Intermédica
Vida Saudável Einstein

 

 

Fonte foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/homem-com-oculos’>Homem com oculos foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?