Seremos pessoas melhores após a pandemia? Ou, que tipo de pessoas seremos quando a pandemia acabar? Como o mundo será quando tudo isso terminar? Essas e outras perguntas vêm sendo feitas e ainda não existem respostas definitivas sobre o tema.
Muitas coisas estão acontecendo de uma só vez, desde março do ano passado, quando teve início a pandemia do coronavírus. Escolas fechadas, comércios com horário determinado para funcionar, lockdown, toque de recolher, fique em casa. Quando você se dá conta, quase um ano se passou desde que o vírus se espalhou pelo mundo.
Não há dúvida de que a pandemia do coronavírus está transformando o mundo. Mas, será que após a pandemia, seremos seres humanos melhores ou estamos apenas romantizando o próprio futuro?
O mundo sempre evoluiu após grandes catástrofes. Historicamente, as grandes tragédias sempre despertaram os sentimentos de solidariedade e coletividade. A pandemia provocada pelo coronavírus ainda não mostrou qual o caminho que a humanidade seguirá.
Mas, se é verdade que toda crise é uma oportunidade de evolução, parece que estamos no caminho certo. Entretanto, muitas perguntas ainda precisam de respostas. Podemos contribuir fazendo a nossa parte. Por isso, segue algumas orientações que, se levadas a efeito, podem tornar a nossa vida mais tranquila: mantenha bons hábitos após a quarentena, pratique uma alimentação saudável, dê atenção especial à saúde mental, estabeleça uma prática rotineira de exercícios físicos, organize melhor o seu tempo e apoie o comércio local, sempre respeitando as normas e orientações estabelecidas pelas autoridades.
É igualmente importante não esquecermos de usar máscaras sempre que formos a algum lugar, higienizar corretamente as mãos, evitar demonstrações de afeto como abraços e apertos efusivos de mão, não promover ou participar de aglomerações de qualquer natureza e, sempre que possível, manter distanciamento social.
Sermos pessoas melhores após a pandemia só depende nós. Então, vamos colaborar?