AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Micose: você sabe o que é isso?

A agitação do mundo moderno induz as pessoas a deixarem de prestar atenção em si mesmas, levando-as a serem acometidas de doenças que podem ser controladas ou evitadas.

Uma dessas doenças é a micose, infecção contagiosa causada por um fungo que costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo provocando, de forma geral, sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos e deformação nas unhas. Mas, você já foi “atacado” pela micose? Ou sofreu algum dano causado por ela?

Você sabia que a micose pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelo toque ou contato de pele? Contudo, na maioria das vezes, o sistema imunológico das pessoas consegue combater a proliferação dos fungos sem causar qualquer sintoma, uma vez que nosso corpo contém bactérias responsáveis por conter a reprodução fúngica.

O calor, a umidade, a baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo podem desencadear condições favoráveis para o surgimento ou a proliferação de fungos, exigindo o comparecimento a especialistas para iniciar tratamento adequado.

Você conhece os tipos mais comuns de micose? Um deles é a Impinge, micose de pele que pode se desenvolver em qualquer região do corpo, sendo identificada por causar feridas geralmente avermelhadas e com uma leve descamação na borda da lesão. É também conhecida como tinea corporis, tinha corporis e dermatofitose.

Outro tipo bastante comum é a Pitiríase Versicolor, popularmente conhecido como “pano branco” ou “micose de praia”. Ela causa pequenas manchas esbranquiçadas que descamam, podem estar agrupadas ou isoladas e normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto.

A tinea (ou tinha) é uma micose que apresenta manchas vermelhas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e que coçam. Ela pode aparecer em outros lugares do corpo, mas, quando acomete os pés, pode ser chamada de “pé-de-atleta” (frieira). Nas crianças, é comum que estas micoses surjam no couro cabeludo formando uma placa com crostas que causam coceira intensa.

O tipo mais conhecido é a Onicomicose (micose na unha), que deixa a unha mais grossa e descolada da pele, podendo apresentar mudanças na forma e coloração. Normalmente a onicomicose surge com manchas pequenas e claras, que vão se espalhando e deixando as unhas frágeis, doloridas e espessas.

Então, você já sofreu com algum desses tipos de micose? Ao primeiro sinal procure imediatamente ajuda de médico ou especialista. Quanto mais cedo for identificada, mais rápido a micose será eliminada.

 

 

 

× Como posso te ajudar?