AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Comer sal em excesso pode causar doenças e até morte

Quem de nós nunca ouviu que ingerir sal em excesso faz mal ao organismo? Mas, você tem dúvidas ou informações suficientes sobre esse assunto? O que será que o excesso de sódio pode causar em nossos corpos?

O sal é importante para o nosso corpo por ter sódio, que ajuda a distribuir os líquidos corporais e permitir um bom funcionamento do organismo. Porém, é preciso ter cuidado antes de usar o saleiro na comida de forma desmedida ou desenfreada.

O excesso de sódio, que é o principal componente do sal de cozinha, está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais, dentre outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo.

Em geral, os alimentos industrializados contém sódio em sua composição, uma vez que esse elemento é utilizado como conservante para garantir maior tempo de vida a eles. O atual ritmo de vida nos leva a consumir mais alimentos industrializados, uma vez que eles são mais práticos e permitem às pessoas “ganhar” tempo para desenvolver suas atividades rotineiras. Entretanto, essa praticidade tem consequências sérias e, ao longo do tempo, leva ao desenvolvimento de diversas doenças importantes e sérias.

Um retrato do que foi colocado acima mostra que pessoas normais demoram de um a dois dias para reequilibrar o organismo após a ingestão de sal em excesso. Em pessoas com hipertensão, o processo de eliminação do excesso de sal demora de cinco a sete dias.

Para caminharmos no sentido de termos uma vida mais saudável, o ideal é darmos preferência àqueles alimentos mais naturais, frescos, sem adição de conservantes. Uma boa salada, carnes não processadas, verduras e legumes, frutas da estação são sempre muito bem-vindas ao nosso cardápio diário.

Outras dicas muito importantes para eliminarmos o excesso de sódio do nosso organismo e termos uma vida mais saudável: beba muita água, pois o líquido limpa o corpo e expulsa o excesso desse mineral dos rins; corra ou caminhe alguns quilômetros, pois, dessa forma, você eliminará o sódio pelo suor e ficará livre dos sintomas que ele traz; coma uma banana diariamente; e substitua o sal por outros temperos.

 

Então, você consome muito sal? Que tal começar uma nova rotina de saúde eliminando esse excesso e fazendo uso de alimentos mais saudável?

× Como posso te ajudar?