AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

6 coisas que talvez você não saiba sobre diabetes

O assunto é sério: diabetes. Atualmente, no mundo, mais de 250 milhões de pessoas batalham, diariamente, para viver em paz com a doença. De acordo com dados recentes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), estima-se que mais de 200 milhões de pessoas vivem com diabetes, mas ainda não foram diagnosticadas.

Pouca gente sabe, mas isso ocorre porque o diabetes é uma das doenças mais comuns da atualidade. Todo mundo tem o caso de algum familiar, amigo ou conhecido que lidou ou ainda lida com a doença.

Os dados sobre a enfermidade são largamente divulgados e discutidos, assim como seus sintomas e agravamentos. É justamente por ter tanta proximidade com a doença, que muita gente acaba não dando a atenção devida à própria saúde.

No mês de combate à diabetes, listamos aqui 8 coisas que você talvez ainda não saiba sobre doença, mas que deveria saber!

1. Excesso de açúcar na alimentação não causa diabetes

Essa informação pega muita gente de surpresa e joga um mito por terra. Ao contrário do que muita gente acha, o excesso de glicose no sangue não acontece só quando comemos uma quantidade extra de açúcar. Gordura e carboidratos em excesso, por exemplo também se transformam em glicose no sangue, sabia? Só que é um mais lento. Além disso, outros fatores como histórico familiar e sedentarismo também contribui.

2. Tipos de diabetes

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. Ela afeta diretamente o funcionamento do pâncreas. Assim, o portador dela perde a capacidade de produzir insulina. Normalmente, a pessoa desenvolve o diabetes na infância e passa a ser dependente do uso externo de insulina. Já o tipo 2 é mais ligado ao estilo de vida. Sedentarismo e alimentação ruim podem fazer com que o organismo tenha dificuldades para controlar os níveis de glicemia. A diferença entre eles é que o diabetes tipo 2 pode ser tratado  com alimentação saudável e exercícios.

3. Quem precisa de insulina

Na maior parte das vezes são os pacientes portadores de diabetes do tipo 1. Como o corpo não consegue produzir insulina suficiente, ela precisa ser reposta. A insulina é indispensável para os pacientes de diabetes tipo 1, já que o corpo não cumpre a função de produzir essa substância. Assim, eles se tornam insulo-dependentes. Quem tem o tipo 2 da doença, só precisa usar o medicamento em caráter de controlador.

Alimentação

De uma forma geral, os diabéticos precisam sempre estar atentos à alimentação. Suas dietas costumam ter controles mais rígidos de consumo de açúcares e carboidratos. O segredo é combiná-los com gorduras boas, proteínas e muita fibra.

5. Sintomas

A maior parte das pessoas que tem diabetes não percebem a doença se desenvolvendo. Ela não sintomas comuns e pode causar diversos desconfortos. A forma mais comum de descobrir se é portador do diabetes é se realizando exames de sangue. Porém, nos casos mais avançados, o pâncreas começar a dar sinais de mal funcionamento. Dá para notar porque acontece perda de peso rápida, mal estar e sensação de desmaio por conta da variação brusca nos níveis de glicemia.

6. Formigas na urina

Parece mentira, mas muita gente acaba sendo diagnosticada com diabetes depois de perceber o surgimento de formigas no vaso sanitário. Acontece que quando o nível de glicose no sangue está muito alto, o corpo tenta eliminar de alguma forma. Uma delas é por meio da urina.

× Como posso te ajudar?