AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Novembro Azul é um sinal de alerta

O Novembro Azul pode e deve ser interpretado como um sinal de alerta para os homens sobre a importância do exame de próstata, uma vez que o câncer nessa região do corpo é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura.

A campanha Novembro Azul foi criada principalmente para aqueles homens que ainda teimam em não dar a devida atenção à saúde do seu corpo. Por isso, o objetivo da campanha é levar informação e reduzir os números de mortes por causa dessa doença silenciosa e que, quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais.

Por isso a importância em fazer a prevenção anualmente por meio do exame PSA, que é recomendado para os homens acima dos 50 anos. E para aqueles que possuem histórico de câncer de próstata na família, a recomendação é que o primeiro exame comece aos 45 anos. Além do exame PSA, o Toque retal também é importante para o médico saber o tamanho da próstata. Apesar de toda resistência masculina para o exame, ele é necessário e importantíssimo para a prevenção ao câncer.

O movimento conhecido como Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

Aqui no Brasil, o movimento Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com a finalidade de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Então, o que você está esperando para procurar um especialista e submeter-se aos exames de rotina para a prevenção do câncer de próstata? Cuidar da saúde é cuidar da própria vida.

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos/fita’>Fita foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?