AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Torcicolo: principais causas e tratamento

Quem ainda não experimentou acordar com aquela incômoda e persistente dor no pescoço, aparentemente sem explicação? Isso pode ser torcicolo, torção do pescoço na qual a cabeça fica inclinada para um lado, enquanto o queixo fica virado para o outro.

O torcicolo é caracterizado pela contração intensa do músculo, com sintomas como dor, limitação dos movimentos, desconforto e até dor de cabeça. Existem diferentes tipos como torcicolo congênito, dermatogênico, espasmódico, dentre outros, sendo esse último mais comum.

Mas, você sabe o que causa um torcicolo? Ainda hoje as causas do torcicolo não são exatamente conhecidas pelos médicos. Entretanto, é sabido que este problema se dá após um traumatismo na coluna cervical ou nos músculos do pescoço e após contusões na coluna ou pescoço.

Também é sabido que mesmo mudanças bruscas de temperatura podem causar esse desconforto, gerando a sensação de “mau jeito” na região. Além disso, a causa pode estar associada também a infecções na área da cabeça ou do pescoço.

Os principais sinais e sintomas de um torcicolo podem incluir limitação dos movimentos de cabeça, dor de cabeça, dor no pescoço, ombro mais alto de um lado do corpo, rigidez dos músculos do pescoço e inchaço dos músculos do pescoço, dentre outros.

Relaxamento dos músculos do pescoço envolvendo medicamentos, fisioterapia e exercícios de alongamento ainda é principal tratamento para torcicolo. De maneira geral, o torcicolo, como a maioria das doenças e condições do corpo, tem um tempo natural de recuperação mesmo sem intervenção. Para os torcicolos mais comuns (aquele travamento súbito), espera-se que os sintomas diminuam ou desapareçam em 48 horas, em média.

Detalhes importantes como a forma de dormir, tipo de travesseiro (alto ou baixo demais), colchão muito duro ou muito mole, sobrepeso, estresse de uma maneira geral podem contribuir para o aparecimento do torcicolo. Por isso fique atento(a) ao seu corpo e, ao menor sinal, procure orientação médica.

 

 

 

Fonte foto: <a href=’https://www.freepik.com/photos/hand’>Hand photo created by jcomp – www.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?