AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

O que é Vitiligo, causas e preconceito

Há muitos anos fazendo parte da grade da Rede Globo, o programa Big Brother Brasil, em sua versão de número 22, entrou no ar em janeiro desse ano com uma novidade inesperada. Pela primeira vez na história do programa, uma participante portadora de vitiligo fazendo com que a doença tenha visibilidade em todo o país.

A modelo e designer de unhas a mineira Natália Deodato, revelou ter descoberto o vitiligo aos nove anos, quando as primeiras manchas começaram a aparecer. Segundo ela, a doença começou a se manifestar com uma “pontinha” no olho, outra na nuca e no joelho.

Mas afinal, o que é o vitiligo? O vitiligo é uma doença autoimune que provoca a despigmentação da pele e segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), atinge mais de um milhão de pessoas no Brasil. A doença não é contagiosa, mas não tem cura. Quem sofre de vitiligo não tem limitações físicas ou cognitivas, mas tem impacto estético e algumas vezes psicológico, pois a falta de melanina na pigmentação da derme é o que ocasiona as manchas brancas.

Os portadores de vitiligo também podem ter aumento da sensibilidade da região despigmentada, o que exige mais cuidados, principalmente tratando-se de proteção contra os raios solares.

O preconceito é grande, isso porque a grande maioria da população desconhece sobre a doença. Além disso, a pessoa que tem vitiligo passa por impactos mentais, já que as mudanças na aparência podem levar à baixa na autoestima. Podemos citar como exemplo o cantor Michael Jackson, que sofreu com a doença na adolescência e teve problemas emocionais devido a isso.

Uma das dúvidas mais comuns é, se quem tem vitiligo pode pegar sol? Pode sim, desde que use sempre protetor solar com fator acima de 50. Outra informação importante é que o vitiligo não se manifesta por questões hereditárias. Sendo que traumas físicos e emocionais podem estimular o aparecimento das manchas ou agravar as existentes.

Prevenir o estresse e sempre usar proteção solar são boas opções de tratamento. É recomendável evitar o uso de roupas justas para não pressionar a pele. Por fim, cuidar do bem-estar e da saúde mental são fundamentais para controle da doença.

 

 

 

 

Fonte foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mulher’>Mulher foto criado por master1305 – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?