AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Você já ouviu falar em Bulimia Nervosa?

Vez por outra somos surpreendidos com a notícia de que determinada pessoa famosa foi acometida por uma doença de nome esquisito: bulimia nervosa. Mas, o que é isso? A bulimia nervosa, apesar de ser mais comum entre as mulheres, também pode afetar pacientes do sexo masculino. Trata-se de um transtorno alimentar que deve ser acompanhado com atenção, pois pode causar sintomas que podem prejudicar a vida do paciente.

A pessoa acometida por bulimia nervosa tem excessos de compulsão alimentar, ingerindo muitos alimentos de uma só vez com grande carga calórica. Na sequência, sentindo-se culpada por esse excesso, tende a eliminar aquilo que comeu induzindo vômitos ou diarreias.

Muitos fatores podem ser levados em consideração no momento da pessoa desenvolver bulimia nervosa. Por exemplo, ao cuidar exageradamente do seu corpo, fazer dietas muito restritivas causando a compulsão alimentar.

Ou, ainda, sofrer uma grande pressão dos amigos, da família ou do seu próprio círculo social para manter um corpo perfeito, desencadeando a doença. Além disso, a predisposição genética também pode ser um fator influenciador no desenvolvimento da bulimia.

Dentre os sintomas de bulimia nervosa, cabe destacar: longos períodos de jejum seguidos por episódios onde a pessoa se alimenta sem parar mesmo sem fome; pessoa que come muito, mas não engorda; sentimento de culpa por se alimentar, seguido de eliminação daquilo que foi consumido; preocupação excessiva com o corpo e o peso.

Dentes em mau estado ou que perderam o esmalte, boca seca, mau hálito, arritmia cardíaca, inflamação na garganta e desidratação também são características decorrentes de pessoas com bulimia nervosa que se esforçaram em demasia para perder peso.

O tratamento da bulimia nervosa pode ser feito de forma multidisciplinar com acompanhamento de um psiquiátrica, inclusive uso de medicamentos,  terapia e acompanhamento psicológico e com nutricionista.

De qualquer forma, devemos estar atentos às pessoas que gostamos e queremos bem. Ao menor sinal de qualquer dos sinais acima descritos, é importante procurar especialistas que podem atuar e, rapidamente, reverter a situação.

 

 

 

Fonte imagem: <a href=’https://www.freepik.com/vectors/meal’>Meal vector created by storyset – www.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?