AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

8 provas de que ler pode melhorar sua saúde física, mental e emocional

Se você sempre ouviu dos seus pais que ler é importante, saiba que eles sempre estiveram certos. Muito mais do que importante, o hábito da leitura é essencial para levar uma vida mais saudável física, mental e emocionalmente.

E há muitas comprovações científicas para isso. Você sabia que os pais que leem para seus filhos ainda bebês estão ajudando a criar neles maiores habilidades de alfabetização? Esse é apenas um exemplo.

Listamos aqui oito benefícios que a leitura pode proporcionar na sua vida! Boa leitura!

1 – Incentivo em adquiri conhecimento

Esse é o primeiro benefício listado por todo mundo, incluindo seus pais e seus professores. Mas, um estudo da Universidade de Pádua, na Itália, comprovou isso! Lá, eles conseguiram definir que jovens que leem por prazer, conseguiam salários 21% melhores. A conclusão é que a curiosidade por novas leituras leva ao consumo de novas informações. Assim, aumenta-se o aprendizado e a busca por novas experiências.

2- Desenvolvimento da inteligência emocional

Pode parecer bobagem, mas a cientista Ruvanee Vilhauer, da Universidade de Nova York, descobriu que 82,5% das pessoas costuma “escutar os personagens”. Esse costume é creditado na conta da inteligência emocional que é a capacidade de lidar e entender os próprios sentimentos e os das outras pessoas. Ao se esforçar para compreender personagens e se identificar com os detalhes da histórias ampliam a inteligência emocional. Alguém que é emocionalmente inteligente, se torna mais seguro, articulado, empático, corajoso e ousado.

3 – Transformação nas relações sociais

A New School, de Nova York, usou um estudo para demonstrar que pessoas que gostam mais de ficção tem maior capacidade de compreender outras pessoas. Elas são dotadas de mais empatia, conseguindo conviver facilmente com diferentes crenças e desejos. Isso reforçou o fato de que uma sociedade formada por pessoas que leem com frequência se torna mais tolerante e rica culturalmente.

4 – Aumento da expectativa de vida

Um estudo da Universidade Yale, nos EUA, sugere que dedicar mais de três horas de leitura por semana adiciona pelo menos dois anos a mais de vida. Isso mesmo! O estudo acompanho mais de três mil pessoas ao longo de 12 anos. Nesse período, comprovou-se que 17% das pessoas que mantiveram o hábito de ler, tiveram menos chances de morrer. Isso aconteceu porque a leitura diária os dotou de maior facilidade para traçar planos, tomar decisões e organizar prioridades.

5 – Fortalecimento da criatividade
Na Universidade de Toronto, no Canadá, graças ao estudo específico sobre leitores viciados em ficção, foi possível determinar que esse tipo de leitura provoca maior aceitação de pensamentos ambíguos e grande entendimento de diferentes pontos de vistas. Essas habilidade auxiliam diretamente ao desenvolvimento da criatividade. O que também reforça a busca pela ampliação do vocabulário.

6 – Diminuição do estresse

Você acredita que ler durante seis minutos pode diminuir cerca de 68% dos níveis de estresse? Os pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, provaram que sim! Isso acontece porque a leitura ajuda a diminuir a frequência cardíaca e relaxar os músculos. E mais que isso, os melhores amigos no combate a quadros depressivos, são livros de autoajuda!

7 – Estímulo cerebral

O departamento de neurociência da Universidade Stanford conseguiu provar que, ao ler, o cérebro humano ativa várias diferentes áreas. Além disso, o fluxo sanguíneo aumenta em certos locais do órgão, ajudando na coordenação de funções do sistema cognitivo. Esse tipo de comportamento é responsável pela saúde do cérebro reduzndo em 32% as chances de doenças mentais. Além do mais, os cérebros de leitores se tornam mais fortes, flexíveis e elásticos. Isso quer dizer que eles são mais capazes de realizar tarefas com sucesso.

8 – Cuidados com a saúde mental
Como não poderia deixar de ser, pessoas com hábito apurado de leitura conseguem preservar suas habilidades mentais por mais tempo. Isso inclui prevenir doenças como o Alzheimer. Essa comprovação veio por meio de um estudo do Centro Centro Médico da Universidade de Rush, nos Estados Unidos. Eles explicam que ler tem no cérebro, o mesmo efeito que a academia tem no corpo: exercita os neurônios, fortalece a memória, estimula a compreensão lógica, entre outros benefícios.

 

× Como posso te ajudar?