AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

A importância de ter as vacinas em dia

Por que é importante manter as vacinas em dia? Que benefícios um bom programa de vacinação pode trazer para as pessoas? Qual a importância das vacinas para os dias atuais? Essas e outras perguntas são importantes para que nós possamos tomar as decisões no rumo da vida saudável.

O papel das vacinas é atuar na defesa do organismo contra agentes infecciosos e bacterianos. Elas são extremamente importantes para protegê-lo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. Quando decidimos não tomar as vacinas preconizadas, simplesmente estamos colocando em risco a nossa vida e a vida daqueles com os quais convivemos.

Extremamente importante, no Brasil existe uma data denominada Dia Nacional da Imunização – 09 de junho, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância das vacinas para prevenção de doenças. Além disso, a data também serve para lembrar a importância em manter atualizada a caderneta de vacinação.

Vale a pena lembrar que, se uma pessoa tem as vacinas em dia desde a infância, provavelmente aos 30 anos de idade ela já estará protegida contra diversas doenças, como tuberculose, poliomielite, tétano, sarampo, hepatite B, meningite, dentre muitas outras.

Também é importante lembrar que, ao decidirmos não tomar as vacinas determinadas pelo Programa de Vacinação do Governo Federal, estaremos contribuindo para disseminar o risco de retorno de algumas doenças entre a população, hoje sob controle das autoridades sanitárias.

No Brasil a imunização de rotina é considerada um serviço essencial. Por isso, o Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, disponibiliza gratuitamente, para os recém-nascidos até a terceira idade, 19 vacinas que protegem contra mais de 40 doenças. Na rede privada estão disponíveis vacinas para a imunização de todas as faixas etárias, complementando o calendário vacinal do PNI – Programa Nacional de Imunização.

Em nosso país, existe uma gama grande de doenças que podem ser evitadas graças às vacinas. São elas: poliomielite, coqueluche, sarampo, rubéola, febre amarela, difteria, hepatite B, tuberculose, hepatite A, papilomavírus humano (HPV), meningite C, pneumonias, gripe, tétano, varicela, caxumba, rotavírus, dentre outras.

A vacina protege o indivíduo e a população como um todo. Isso gera um efeito denominado imunidade ou proteção de rebanho, onde indivíduos vacinados e protegidos impedem que indivíduos não vacinados e não protegidos entrem em contato com o agente infeccioso e adoeçam.

Os brasileiros, no geral, e nós, mineiros em particular, temos o dever e a obrigação de ajudar as autoridades sanitárias do país, comparecendo aos postos e unidades de saúde e tomando as vacinas disponíveis e programadas para cada faixa etária.

× Como posso te ajudar?