AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Doenças crônicas não contagiosas: o que é isso?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 38 milhões de pessoas ao redor do planeta são vitimas de doenças crônicas. E a maioria delas é quase ou completamente assintomática, apresentando quadros críticos pontuais (geralmente quando o paciente resolve começar ou recomeçar seu tratamento).

Mas, você sabe o que é uma doença crônica? E uma doença crônica não contagiosa ou não transmissível? Doença crônica é aquela que não termina após três meses de tratamento, não é fatal no curto prazo ou apresenta quadros pontuais graves. Já as doenças crônicas não contagiosas são aquelas congênitas ou não congênitas e infecciosas.

Sim, mas e daí, você pode perguntar? Bem, o ritmo de vida atual é o grande fator de risco á saúde. Hábitos alimentares inadequados, falta de atividades físicas e consumo exagerado de tabaco estão entre as principais causas para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis.

Para termos uma ideia mais abrangente, é possível apontar, dentre as principais doenças crônicas não transmissíveis que afetam o brasileiro: Diabetes Mellitus, Doenças Cardiovasculares, Câncer, Doenças Respiratórias, Obesidade, Colesterol Alto, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Osteoporose e Hipertensão.

Novamente você pode perguntar: existe alguma forma de lidar com as doenças crônicas não contagiosas? Pois bem, é preciso ter equilíbrio em tudo na vida e, em relação às doenças não poderia ser diferente.

A maioria das doenças crônicas pode ser evitada, exceto aquelas adquiridas de forma hereditária. O segredo é manter um acompanhamento médico regular ou em dia, praticar um estilo de vida saudável, estabelecendo hábitos que beneficiem nosso corpo, como: atividades físicas regulares, boa alimentação envolvendo frutas e legumes, o cuidado com a mente e o não consumo de tabaco.

Mesmo aquelas pessoas já diagnosticadas com algum tipo de doença crônica, muitas vezes o bom estilo de vida, ajuda a controlar os sintomas e assim não se agravará tanto e até mesmo prolongará a vida.

Finalmente, não podemos nos esquecer das visitas periódicas ao médico, da realização de exames fundamentais para aferir como anda a nossa saúde, o descanso adequado e fundamental para reposição de energias e a prática do bem, essencial para deixar a mente arejada.

 

× Como posso te ajudar?