AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Vitamina D: sua importância para o nosso corpo

Você certamente já ouviu falar que a exposição aos raios solares pode repor a vitamina D no nosso organismo. E deve ter se perguntado: será que isso é verdade? Sim, é a pura verdade. Uma exposição à luz solar por aproximadamente 15 a 20 minutos, no período das 10h às 15h, três vezes por semana, é suficiente para repor a deficiência de vitaminas do Complexo D no nosso corpo.

Entretanto, é importante lembrar que nem todas as pessoas podem utilizar essa forma de reposição de vitamina D. Para elas existem outras soluções e uma delas é a suplementação feita por meio de medicação ou pela ingestão de alimentos ricos em vitamina D. Porém, um lembrete, apenas o seu médico ou um profissional da área de nutrição podem prescrever a forma adequada de reposição dessa vitamina.

De maneira geral, a vitamina D é um hormônio fundamental para o nosso organismo. Ela atua no equilíbrio de vários órgãos e funções e mantém a absorção de cálcio e fósforo pelo corpo, trabalhando na fortificação de ossos, dentes e músculos e na atividade adequada do cérebro e o coração.

Também, e de forma fundamental, pode prevenir câncer, hipertensão, diabetes, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e doenças autoimunes. Além disso, sua falta nas crianças pode retardar o crescimento e levar ao raquitismo.

Agora que você já sabe o que é a vitamina D e sua importância para o nosso organismo, também deve conhecer alguns alimentos que são fontes dessa vitamina. Dentre eles podemos citar: óleo de fígado de bacalhau, ovo inteiro, atum, fígado, peixes gordos, queijos tipo cheddar, suíço e ricota, cogumelos, sardinha e ostra.

Bem, esse texto trouxe algumas informações importantes sobre as vitamina D. Porém, é fundamental lembrar que, antes de começar a suplementação, procure o médico e o profissional de nutrição para saber as dosagens corretas a serem ingeridas.

A alimentação é um fator indispensável de qualquer rotina. Então, se você estiver sentindo necessidade na suplementação com vitamina D, verifique, por meio de exames, como estão os seus níveis, principalmente se você passa o dia em locais fechados e não toma sol.

Então, vamos em busca de saúde e bem-estar?

× Como posso te ajudar?