AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

As cinco habilidades essenciais ao profissional da saúde

O compromisso com a vida e com o bem-estar das pessoas é o atributo principal para quem deseja atuar na área da saúde, seja em hospitais, ambulatórios ou clínicas. Para alcançar o nível de excelência, o profissional da área da saúde precisa desenvolver habilidades que extrapolam as técnicas e teorias aprendidas durante os cursos de qualificação.

Para fazer a diferença em relação ao desfecho clínico dos pacientes, tanto os profissionais quanto as equipes precisam estar preparados adequadamente para responder, de forma imediata, aos obstáculos que se apresentam no dia a dia na área da saúde.

Dessa forma, é fundamental que os profissionais e equipes que atuam na área da saúde desenvolvam e acumulem competências de diferentes naturezas, visando aperfeiçoarem suas rotinas.

Assim, para que o profissional da área da saúde consiga alcançar seu melhor desempenho e disponibilizar ótimo atendimento técnico e humano, é imprescindível desenvolver determinadas habilidades. Dentre elas, podemos citar a empatia, quando o profissional se coloca emocionalmente no lugar de outra pessoa e consegue compreender melhor as necessidades do paciente.

Outra habilidade importante é a resiliência. Profissionais que têm essa característica são capazes de reagir rapidamente na tomada de decisão de problemas que surgem, agregando agilidade aos processos por conta de sua capacidade analítica.

A comunicação interpessoal é outra habilidade extremamente importante para o profissional da saúde. Uma falha de comunicação pode impactar diretamente na saúde e bem-estar do paciente. Comunicação clara e ampla disponibilização das informações de interesse comum são fundamentais para uma melhor abordagem junto aos pacientes.

O trabalho em equipe é fundamental, pois, quem atua em equipe e depende de outras pessoas para desenvolver suas atividades, sabe que, sem ajuda mútua, será muito difícil oferecer um serviço de qualidade. O trabalho em equipe pode otimizar processos e rotinas, reduzir custos, gerenciar recursos e aprimorar produtos e serviços, além de identificar necessidades e reparar falhas.

Por fim, a atualização constante na área da saúde é fundamental, principalmente no contexto atual. Ineficácia no atendimento e prejuízo para a saúde do paciente podem ser fruto de falta de atualização ou de qualificação. A busca por capacitação é princípio básico para qualquer profissional que deseja atender os pacientes da melhor forma possível.

 

 

 

Fonte imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/medico’>Médico vetor criado por stories – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?