AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Pancreatite aguda, já ouviu falar?

Você já ouviu falar em pancreatite aguda? Pois bem, pancreatite aguda é um processo inflamatório que envolve o pâncreas e costuma acometer os sistemas de órgãos remotos e as áreas peripancreáticas. Necrose, hemorragia, edema intersticial, infiltração de células inflamatórias e graus variáveis de apoptose celular são alguns dos problemas que essa doença pode provocar.

Segundo estudos desenvolvidos por diversas Instituições, dentre elas a Associação Catarinense de Medicina, aproximadamente 80% dos casos de pancreatite aguda têm relação direta com problemas congênitos, hereditários ou adquiridos. Ela pode ter diferentes origens, porém as principais estão relacionadas a ingestão de álcool ou litíase biliar.

Para se chegar a um diagnóstico mais preciso da pancreatite aguda é necessário que o profissional da saúde preste atenção na apresentação clínica do paciente. Os principais sintomas são náuseas, febre, vômitos e dor abdominal nas regiões epigástrica e periumbilical ou na área dorsal.

Podendo apresentar-se nas formas rápidas ou graves com sintomas, a pancreatite aguda pode desenvolver necrose pancreática e peripancreática, abscessos e até mesmo falência de órgãos.

Parâmetros clínicos, exames laboratoriais ou de imagem podem determinar o diagnóstico e a classificação da gravidade da doença. Dentre eles merecem destaque a Dosagem da proteína C Reativa, os tomográficos de Balthazar, a classificação de Atlanta, os Critérios de Ranson e do Apache II, sendo estes últimos os mais utilizados pelos médicos em consultório.

O tratamento da pancreatite aguda somente deve ser iniciado após a realização de exames para diagnóstico e classificação da gravidade. Em geral a doença tem cura em menos de uma semana. Entretanto, os quadros mais graves podem exigir internação.

De qualquer forma, os cuidados com a saúde devem ser prioritários para as pessoas. Portanto, não se descuide, procure seu médico e vá curtir a vida.

 

 

 

 

Fonte foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/coracao’>Coração foto criado por diana.grytsku – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?