AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Boa qualidade da saúde pode melhorar desempenho escolar

O título desse blog traz consigo uma importância imensa para pais, filhos, gestores escolares e todos que se preocupam com o desempenho de crianças e adolescentes em idade escolar. Por conta disso, inúmeros estudos foram e continuam sendo feitos visando obter um consenso sobre o tema.

Já é sabido que crianças e adolescentes que têm boas condições de saúde apresentam rendimento escolar melhor se comparadas àquelas cujas condições não são tão boas. Pensando nisso, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto (FEARP) realizou, em 2011, estudo conduzido pelo economista Daniel Roland no qual foi avaliado o impacto da saúde sobre o desempenho de alunos da quarta série do ensino fundamental, que utilizou o banco de dados do SUS e da Prova Brasil dos anos 2005 e 2007, como fonte de informação.

Segundo os dados levantados por Daniel Roland, apenas alguns indicadores apresentaram impactos positivos. Entretanto, como a carência de base de dados envolvendo desempenho escolar e indicadores de saúde é muito grande, ainda não é possível apontar concretamente se existe interferência entre o desempenho nas escolas versus a condição de saúde dos alunos.

De qualquer forma, mesmo sem uma base consistente de informações, é possível inferir que, se a criança ou adolescente se alimenta bem e sua saúde está num bom patamar, com certeza seu desempenho nas escolas será superior em relação àqueles alunos que não têm alimentação adequada, comprometendo sua cognição e sua capacidade de raciocínio.

Por isso os pais devem estar permanentemente preocupados com a forma como seus filhos se alimentam, se eles estão consumindo alimentos industrializados em excesso, se estão praticando alguma atividade que movimente corpo e mente ou se, em suas horas vagas, estão ocupando seu tempo com atividades úteis.

Como diziam nossos antepassados, mente sã em corpo são.

 

 

 

 

Fonte foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/escola’>Escola foto criado por pch.vector – br.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?