AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Doença Celíaca: o que é e como diagnosticada?

É uma doença autoimune, ou seja, uma condição em que as próprias células de defesa imunológicas agridem as células do próprio organismo, provocando um processo inflamatório que neste caso, é provocado por um agente etiológico encontrado no ambiente: O Glúten.

Glúten é a principal proteína derivada dos cereais como trigo, cevada, centeio e malte.

É uma doença crônica que afeta pessoas de todas as idades e sexo, que tem ou não uma pré-disposição para adquiri-la, pode ser diagnosticada em qualquer idade, mais frequentemente aparece os primeiros sintomas ainda nos primeiros anos de vida ou após os trinta anos de idade. Os pacientes acometidos por esta patologia sentem alguns sintomas físicos onde os mais comuns são: diarreia, prisão de ventre, perda de peso, anemia, sensação de estufamento, cólicas e desconforto abdominal.

Seu tratamento requer muitos cuidados, uma vez que ainda não foi encontrada uma cura precisa para a doença, desta forma a dieta de portadores da doença celíaca deve ser rígida para que não ocorra um agravo na doença e uma deficiência em seu organismo, trazendo outras complicações e contraindo outras patologias.

O laudo é feito através da realização de exames como transglutaminase, endomisio, gliadina, DQ2 e DQ8, esses complementam o processo diagnostico com especificidade.

Chegando à conclusão de que ainda é necessário um grande apoio para as pessoas que necessitam de atenção especial por causa da intolerância, uma vez que a informação sobre o assunto ainda é pouco discutida.

 

Texto escrito pela nossa Biomédica Raquel Fernandes.

 

Referências bibliográficas:

Silva TSG, Furlanetto TW. Diagnóstico de doença celíaca em adultos. Rev. Assoc. Med. Bras. [Internet]. 2010 [cited 2017 Apr 25]; 56(1): 122-126. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000100027&lng=en.

http://dx.doi.org/10.1590/S0104- 42302010000100027   

Acesso em: 06/04/2022

 

 

Fonte foto: <a href=’https://www.freepik.com/photos/period-pain’>Period pain photo created by diana.grytsku – www.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?