AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

COMO SABER SE TENHO INTOLERÂNCIA A LACTOSE?

A intolerância a lactose trata-se da incapacidade que o organismo possui de digerir o açúcar que é encontrado no leite, a lactose. Este é decomposto pela enzima lactase, porém na ausência dessa esses açúcares são absolvidos pela parede intestinal e após a presença de uma elevada concentração essa é responsável por uma diarreia liquida e encaminhada para o intestino grosso, dessa forma fermentada por bactérias e consequentemente a isso acontece a flatulência.

As principais causas para a doença são:

  1. Nível reduzido de produção da enzima lactase;
  2. Infecção intestinal;

A doença possui diversos sintomas como citamos alguns acima porém, ainda podem ser verificados a presença de ruídos ou roncos  intestinais, normalmente esses visualizados de 30 a 40 minutos após a ingestão dos alimentos.

O diagnóstico pode ser realizado através de exame clínico e laboratorial, esse que é executado após suspeita médica consiste em coletas de amostras de sangue seriadas, antes e após a ingestão do lactol, sendo que o resultados apontam se o paciente possui ou não a intolerância.

Seu tratamento é realizado através de ingestão de suplemento de lactase e controle da dieta do paciente, evitando o consumo de lactose. Em alguns casos existem afirmações de que o iogurte é bem tolerado.

Em casos de suspeita da doença, deve-se procurar por atendimento médico, e este após a realização de exames, recomendará a melhor forma para tratamento da doença.

 

Texto escrito pela Biomédica do LNSD: Danielle Cristina

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MATHIUS, Laís Adieli, et al. Aspectos atuais da intolerância à lactose. Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 37(1): 46-52, jan.-abr. 2016.

Fonte foto: <a href=’https://www.freepik.com/photos/milk-cheese’>Milk cheese photo created by Racool_studio – www.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?