AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Depressão sazonal, não se deixe afetar pela mudança de estação

As variações de humor podem ser influenciadas pela mudança das estações do ano, sendo que períodos mais frios são responsáveis por produzir maior sonolência e cansaço, entretanto se estes aparecerem acompanhados de outros sintomas como por exemplo: perda de apetite ou de interesse em atividades diárias, baixa auto-estima e aumento de peso, pode ser considerada depressão sazonal.

A depressão de inverno ou depressão sazonal é um distúrbio mental que acontece nas estações em que a quantidade de luz solar é menor, isso devido aos dias serem mais curtos e as noites maiores. Estas alterações nas frequências dos raios solares durante o ano, são responsáveis pela diminuição na produção de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade, esse que afeta diretamente o humor e por consequência a melatonina.

Além dos sintomas apresentados, podem ocorrer: dores no corpo, dificuldade de concentração, ansiedade, diminuição de desejo sexual, problemas para dormir devido a redução na produção de melatonina e tristeza, estes que variam de acordo com o indivíduo e diminuem quando termina o inverno e se inicia a primavera.

O tratamento deve ser feito através de orientação médica, sendo que este pode escolher a técnica apropriada a ser utilizada. Para esse tipo de depressão pode ser aconselhável a fototerapia, que consiste na aplicação de luz sobre o paciente, por um período de 30 a 40 minutos como substituto para á exposição solar, podem ser utilizados ainda sessões de psicoterapia, medicamentos e tratamentos naturais.

Tendo em mente que o diagnóstico e o tratamento devem ser realizados por profissionais capacitados, uma vez que verificada a presença de alguns desses sintomas é conveniente procurar por atendimento médico, para que com o auxílio adequado o paciente consiga lidar com os distúrbios emocionais que ocorrem nessa época.

 

Texto escrito pela Biomédica do LNSD Danielle Cristina

 

Referências bibliográficas:

MORENO, Miren A. G.; TORRES, Miguel A. G.; GAVIRIA, Moisés. Trastornos afectivos estacionales, “winter blues”. Rev. Asoc. Esp. Neuropsiq. Vol 35. 126 ed; 367-380, 2015.

 

Fonte imagem: <a href=’https://www.freepik.com/vectors/people’>People vector created by storyset – www.freepik.com</a>

× Como posso te ajudar?