AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL DURANTE A PANDEMIA

Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19), a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) passou a ser uma importante ferramenta para minimizar a contaminação pelo vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde orientam como deve ser a paramentação dos profissionais de saúde e os cuidados que a população em geral deve ter como, por exemplo, o uso de máscaras.

Todos os profissionais de saúde que prestam assistência direta ao paciente infectado pelo COVID-19, a equipe de suporte que necessite entrar no quarto do paciente e os profissionais de laboratório durante a coleta, transporte e manipulação das amostras de pacientes com suspeita ou confirmação devem utilizar os seguintes EPIs: máscara de proteção respiratória N95 ou PFF2; protetor ocular ou de face; luvas descartáveis; capote/ avental. Os EPIs devem ser desprezados após o uso e os itens reprocessáveis devem ser desinfetados de maneira adequada.

Figura 1 – Equipamentos de Proteção Individual – EPIs

Fonte Imagem: Freepix

O EPI recomendado para a população em geral é a máscara que, com o aumento dos casos de COVID-19 e uma maior demanda por esse item, resultou no aumento dos preços e, consequentemente, no risco de desabastecimento para os profissionais da saúde que estão na linha de frente em contato direto com os pacientes. Dessa forma, a orientação é que toda população, saudável e/ ou assintomática, utilize máscaras preferencialmente reutilizáveis ou caseiras. Essa recomendação já é obrigatória em muitos municípios do país e pode reduzir consideravelmente a chance de contágio.

A OMS orienta a população a dar preferência pelas máscaras reutilizáveis deixando o uso das máscaras cirúrgicas e respiradores, como N95 ou PFF2, como prioridade para profissionais de saúde.

Figura 2 – Aprenda como fazer uma máscara caseira

SIGA O PASSO A PASSO DE COMO FAZER UMA MÁSCARA CASEIRA

As máscaras caseiras além de simples são eficazes porém, deve-se seguir alguns cuidados como: ser individual não podendo ser compartilhada com outras pessoas; deve ser trocada a cada duas horas ou quando ficar úmida; deve ter camada dupla de tecido; usar sempre ao sair de casa, tendo pelo menos uma  de reserva; levar uma sacola para guardar as máscaras sujas; higienizar as mãos antes de colocá-la e após o uso; evitar tocar na sua parte frontal; não deixar o nariz descoberto ou a máscara apenas no queixo; sempre manuseá-la pelas alças e; ajustar bem a máscara ao seu rosto.

Figura 3 – Modo correto de utilizar a máscara

Ao chegar em casa as máscaras devem ser lavadas com a imersão em recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos na proporção de 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável, deixar secar bem; em seguida passar com ferro quente e guardar em saco plástico limpo para a próxima utilização. A máscara não pode ser utilizada úmida ou suja. Se notar desgaste no tecido, descarte.

Além disso, a OMS recomenda que a população em geral e os profissionais da saúde devam realizar com frequência a higienização das mãos com água e sabão e/ ou álcool a 70º, antes e depois do uso dos EPIs e da assistência ao paciente. Evitar tocar nas mucosas (olhos, nariz e boca), evitar tocar em superfícies possivelmente contaminadas e que os profissionais da saúde não circulem fora do ambiente hospitalar utilizando os EPIs.

Dessa forma, se todos utilizarem os EPIs de forma adequada e a população conscientizar-se da importância do uso das máscaras, teremos uma redução ou a diluição no número de casos de COVID-19. Lembramos sempre que, ao nos proteger com o uso dos EPIs, também estamos protegendo todos a nossa volta e, principalmente, os nossos entes queridos que estão em casa e podem ser do grupo de risco. Seja consciente e utilize a máscara de proteção individual!

Texto escrito pela Queli Vanessa Donatti
Biomédica do LNSD – Registro CRBm 5655

× Como posso te ajudar?