AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

OS PACIENTES ASSINTOMÁTICOS PODEM SER DISSEMINADORES DO COVID-19

O coronavírus (COVID-19), desde a sua detecção em Wuhan na China, até se tornar uma pandemia, assombrou muitos países provocando um grande número de infecções, complicações respiratórias graves e morte de inúmeros indivíduos em um contexto médico, científico e estrutural ainda não totalmente preparado para o enfrentamento dessa nova doença, devido principalmente ao desconhecimento das formas de transmissão e tratamento.

Após a identificação do vírus diferentes protocolos de tratamento e medicamentos passaram a ser aplicados, muitos ainda sem comprovação definitivas sobre eficácia e segurança, além da corrida entre os grandes laboratórios para a produção de uma vacina capaz de prevenir a doença e retornar a rotina normal de antes da pandemia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 80% dos casos sejam assintomáticos ou apresentem sintomas leves, não levando o paciente infectado pelo COVID-19 a buscar os serviços de saúde e consequentemente a realização de exames para o diagnóstico da COVID-19.

Diariamente os órgãos de saúde divulgam os dados com o número de casos e mortes de cada município, contudo o número de indivíduos infectados pode ser muito maior do que os dados divulgados, é o que apontam diversos estudos, ainda com divergência sobre o valor real desta estimativa. De certo é que existe uma parcela de pacientes assintomáticos não diagnosticados ou pré-sintomaticos, que podem ser potenciais disseminadores do vírus.

FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52889944

 

No município de Itabira – MG se iniciou uma testagem em massa de todos os funcionários de uma grande empresa elevando consideravelmente, o número de casos confirmados de COVID-19 colocando o município entre os primeiros colocados em número de casos de pacientes positivos notificados no Estado de Minas Gerais. Segundo os boletins diários publicados pela Secretaria Municipal de Saúde do município atualmente esses trabalhadores infectados estão em isolamento domiciliar e não apresentaram complicações ou a necessidade de internação hospitalar, sendo que, a maior parte deles estão assintomáticos.

Alguns questionamentos passaram a ser levantados por parte da população, como a sensibilidade e especificidade dos testes utilizados (testes rápidos) e principalmente o real número de casos apresentados pela população em geral não testada. O certo é que Estado Minas Gerais alcançou 100% da pontuação no “Ranking de Transparência da Covid-19”, da Open Knowledge Brasil o que afirma a confiabilidade dos dados apresentados em acordo com os protocolos de testagem estabelecidos pelos órgãos de saúde, do mesmo modo a metodologia aplicada nos testes rápidos  é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pode apresentar uma alta sensibilidade e especificidade se coletada no período adequado (Ver texto QUAL O MELHOR DIAGNÓSTICO PARA A COVID-19?).

Desta forma, a principal questão está relacionada aos possíveis pacientes assintomáticos e ou pré-sintomáticos que podem ser disseminadores do vírus e infectarem uma parcela mais vulnerável da população. Assim, devemos reforçar as medidas de controle da infecção pelo COVID-19 como o distanciamento social, utilização de máscaras, lavagem constante das mãos e/ou utilização do álcool em gel, aplicar a etiqueta respiratória, evitar tocar as mucosas, até o momento em que as pesquisas demonstrarem dados mais confiáveis sobre a imunidade adquirida após a infecção e de uma vacina eficaz e segura para a população.

Assim, caso possível devemos realizar um dos testes disponíveis para o diagnóstico do COVID-19, pois podemos estar enquadrados no grupo dos pacientes assintomáticos e ou pré-sintomáticos e, caso não sigamos as recomendações de controle podemos ser disseminadores do COVID-19 elevando, ainda mais, as estatísticas desta infeliz doença que nos assola.

 

 

 

FONTES

https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52889944

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/8710/16715

https://www.saude.mg.gov.br/images/noticias_e_eventos/000_2020/mar_abr_maio/Boletim_Epidemiologico_COVID-19_03.06.2020.pdf

https://transparenciacovid19.ok.org.br/

http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/Perguntas+e+respostas+-+testes+para+Covid-19.pdf/9fe182c3-859b-475f-ac9f-7d2a758e48e7

× Como posso te ajudar?