AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Como prevenir a dengue em tempos de Covid-19

Dificilmente outra notícia irá substituir a pandemia da Covid-19 nos noticiários. Mas, apesar do volume de manchetes aterradoras associadas ao tema, é preciso se manter informado sobre outras doenças igualmente preocupantes. É o caso da dengue que, apesar de ter perdido espaço na mídia, segue em números altamente assustadores.

Ao contrário do que muita gente possa imaginar, os casos prováveis da doença continuam sendo superiores aos notificados em 2019. Sabe o que isso quer dizer? Que além de ter esquecido da dengue, a população está voltando a se descuidar. Um perigo ainda mais iminente já que é possível contrair dengue e coronavírus ao mesmo tempo, como explicam os estudiosos.

Aqui vamos falar como é importante prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, relembrar os cuidados necessários e orientar como se cuidar, caso contraia a doença.

PORQUE RETOMAR O COMBATE

Apesar do Brasil ser um país que combate à dengue já há muitos anos, os brasileiros parecem ter esquecido como é importante evitar a propagação o mosquito responsável por sua transmissão. E mesmo com todo mundo cansado de saber como fazê-lo, refrescar a memória não vai fazer mal a ninguém. Acabamos de sair de um dos períodos mais complicados para a proliferação do Aedes aegypti, o verão. O volume das chuvas e das altas temperaturas são propícios para o mosquito se desenvolver.

Agora, é preciso retomar os cuidados com higiene e limpeza para prevenir os focos de criadouros do mosquito e, consequentemente, a contaminação de uma parcela ainda maior da sociedade.

PERIGOS AINDA MAIORES

O Aedes aegypti não é responsável apenas pela transmissão da dengue, ele também leva ao ser humano doenças como a zika e a chicungunha. Isso, por si só, já é muito preocupante. Agora, já há registros de coinfecção por dengue e coronavírus.

Apesar de ainda não se ter certeza de como um organismo infectado por essa contaminação cruzada é capaz de reagir, é preciso estar atento. Por isso, o crescimento dos números de casos de dengue pode se tornar tão assustador.

COMO COMBATER

Para evitar mais essa dor de cabeça, não custa nada relembrar como se prevenir contra a dengue. Basta ter em mente que o Aedes aegypti é um mosquito doméstico, com hábitos diurnos e necessidade de água limpa para se reproduzir. Por isso, siga as principais recomendações para se proteger:

– mantenha as caixas d’água limpas e tampadas
– limpe calhas e ralos
– higienize as vasilhas dos animais de estimação com água e sabão, frequentemente
– retire água acumulada em lajes e telhados
– mantenha vasos de plantas limpos e com areia nos pratinhos
– cuide para que lixeiras e sacos lixos estejam bem fechados
– descarte garrafas de vidro e latinhas ou armazene com a boca virada para baixo
– acondicione pneus em locais cobertos
– faça a limpeza adequada, constante, de piscinas
– lembre de limpar bandejas de ar-condicionado e gavetas de geladeiras
– manter quintais e jardins limpos e sem entulhos

 

× Como posso te ajudar?