AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

JUNHO LARANJA – mês de conscientização sobre a anemia e leucemia

O sangue é um tecido fluido que apresenta importantes funções, como o transporte de nutrientes, gases respiratórios, resíduos do metabolismo, além de desempenhar fundamental papel na defesa imunológica do organismo e na coagulação sanguínea, sendo composto por diferentes elementos como hemácias, plaquetas, componentes da coagulação, do sistema imunológico, entre outros.

A deficiência em alguns desses elementos pode comprometer o equilíbrio hemodinâmico e resultar em diversas doenças. A anemia é uma das doenças mais comuns do sangue, sendo definida por uma condição onde o número de hemácias encontra-se abaixo do normal para a faixa etária observada, levando à diminuição do fluxo de oxigênio para os órgãos, podendo provocar inúmeros danos à saúde.

Sendo considerado um problema de saúde pública, a anemia pode acometer qualquer indivíduo, ocorrendo principalmente em crianças e gestantes. Ela pode estar associada à deficiências nutricionais, como a falta de ferro (anemia ferropriva), que é a mais comum, mas também pode ser provocada por deficiências em folato e vitamina B12, anemias hemolíticas, anemias devido a hemoglobinopatias, que são um grupo de doenças em que há alguma falha na produção da hemoglobina, além de doenças infecciosas, perdas sanguíneas significativas como em acidentes ou situações em que ocorra algum desequilíbrio na produção de hemácias pela medula óssea como em alguns tipos de leucemia.

As leucemias também podem levar a um quadro anêmico. Sendo uma doença cancerígena do sangue, observa-se um desequilíbrio na produção das células sanguíneas e, consequentemente, das hemácias, afetando principalmente o sistema imunológico do indivíduo – os glóbulos brancos.

O quadro anêmico pode variar, podendo ser mais leve, não apresentando comprometimentos ao indivíduo, ou mais grave necessitando de tratamento medicamentoso e/ou até hospitalar. Os principais sintomas são o cansaço, a fraqueza, tontura, falta de ar, podendo afetar o desenvolvimento cognitivo e físico em crianças e reduzir a produtividade em adultos, além da diminuição da defesa imunológica.

O diagnóstico dessas doenças é realizado inicialmente pelo hemograma, por isso a importância de consultar o seu médico e fazer uma revisão laboratorial regularmente. O mês de junho é dedicado à conscientização sobre a importância de realizarmos a prevenção desses quadros, pois o quanto mais precoce ocorre o diagnóstico da doença, maior o sucesso no tratamento. Assim, o mês tem a cor laranja, o JUNHO LARANJA, para enfatizar a importância de se realizar exames periódicos e conscientizar a população sobre essas doenças, que infelizmente ainda são comuns em nossa sociedade.

BRASIL – Ministério da Saúde. Disponível em: http://blog.saude.mg.gov.br/2021/06/07/junho-laranja/#:~:text=A%20campanha%20do%20m%C3%AAs%20de,a%20anemia%20e%20a%20leucemia. Acesso 10/06/2021.

 

× Como posso te ajudar?