AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO DE ANTÍGENO COVID-19

A infecção pelo vírus COVID-19 ainda é uma realidade do nosso cotidiano, apesar de essa pandemia nos assolar a mais de um ano. Devido as dificuldades enfrentadas com a vacinação e o relaxamento em relação às medidas restritivas de isolamento social e proteção individual, acabam  por refletir em altos níveis de infecção e mortes provocados pelo vírus em todo o país.

Quando um determinado indivíduo entra em contato com o vírus ou quando recebe a vacina contra o COVID-19, independente do fabricante, ele passa a desenvolver uma resposta imunológica que leva a produção de anticorpos para combater a infecção ou preparar as defesas do organismo caso se infecte posteriormente. Essa produção de anticorpos pode apresentar diferença em relação a especificidade da ligação contra as proteínas do vírus COVID-19, especialmente em relação a espícula viral, a ligação do anticorpo com o vírus resulta na sua neutralização.

O TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO DE ANTÍGENO COVID-19 é uma alternativa, como teste imunológico, capaz de detectar de forma específica através da resposta imunológica se o indivíduo foi exposto ao vírus COVID-19. Esse teste deve ser realizado preferencialmente após 21 dias do início do aparecimento dos sintomas do COVID-19 devendo ser analisado através de amostra de sangue sem a necessidade de jejum.

Em geral, resultados do teste de neutralização maiores que 20% indicam a presença de anticorpos neutralizantes sendo indicado para identificar a presença de anticorpos contra o COVID-19 provenientes de uma infecção ou após a vacinação, fato importante é que esse teste não deve ser indicativo de imunidade completa ao vírus, pois atualmente novas variantes vêm sendo detectadas e os casos de reinfecção podem ocorrer, mesmo em indivíduos vacinados.

Ainda, o TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO DE ANTÍGENO COVID-19 não deve ser aplicado para o diagnóstico durante a infecção ativa pelo vírus, devendo, nesses casos, ser aplicados testes que podem identificar a presença de anticorpos que indicam infecção recente IgM/ IgG ou ainda através da pesquisa partículas virais o RT-PCR.

Assim, o TESTE DE NEUTRALIZAÇÃO DE ANTÍGENO COVID-19 apresenta-se como uma importante ferramenta na avaliação da imunização (vacinação) avaliando a efetividade da neutralização dos anticorpos produzidos contra o COVID-19 pois, a simples presença de anticorpos não assegura a sua capacidade funcional de neutralização viral, o que pode ser detectada aplicando o teste de neutralização.

× Como posso te ajudar?