AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Higiene bucal previne câncer de boca?

Em 2019, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) investigou se problemas bucais, ligado a maus hábitos de higiene, poderiam influenciar no risco de câncer de boca. Eles concluíram que não só influencia, como aumenta em até quatro vezes o risco de desenvolver a doença também na cabeça e no pescoço.

A pesquisa uniu os dados resultantes da análise dos quadros de 889 pacientes, de cinco hospitais. Ela levou em consideração os hábitos de higiene de pessoas que possuíam ou não câncer. A ideia foi demonstrar uma possível relação entre a falta de cuidados orais e o desenvolvimento da doença.

O estudo informou, ainda, que a má higiene ajuda na formação de inflamações que levam à produção de substâncias nocivas ao organismo. Entre elas, a nitrosamina, que aumenta as chances de desenvolver câncer, e a nitrosamina, que liberada da decomposição de alimentos como carnes processadas.

Como a doença se manifesta

De uma forma geral, homens acima de 40 anos tem maior probabilidade de desenvolver o câncer de boca. Um tumor desse tipo costuma acometer gengiva, lábios, língua e embaixo da língua, céu da boca, amígdala e glândulas salivares.

Claro que os maus hábitos não são os únicos causadores. Tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção e infecção pelo vírus HPV são alguns dos fatores que podem potencializar os riscos.

Principais sintomas

Alguns sinais podem ser observados:

– Lesões na boca ou nos lábios que não cicatrizam há mais de 15 dias;

– Manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca ou bochecha;

– Caroços no pescoço;

– Dificuldade para mastigar ou engolir;

– Dificuldade de falar;

– Rouquidão duradoura;

Se notar qualquer um desses sintomas, busque por atendimento com um dentista. Se diagnosticado em fases iniciais, o câncer de boca pode ser curado.

Mudando os hábitos

A prevenção é totalmente possível. Basta começar a adquirir hábitos mais saudáveis. A recomendação pode parecer óbvia, mas uma higiene bucal feita com frequência de quatro a cinco vezes ao dia é indispensável.

Para ter qualidade de vida, corte o consumo de cigarros ou o hábito de mascar tabaco. Evitar ou reduzir drasticamente o consumo de bebidas alcoólicas também é recomendável. Assim como evitar a exposição excessiva ao sol sem uso de chapéu e de protetor labial.

× Como posso te ajudar?