AGENDE SUA COLETA DOMICILIAR | 31 3831 2514

Tudo o que o homem precisa saber sobre o Novembro Azul

Você sabia que o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata? Assim como o Outubro Rosa tem como foco a saúde das mulheres, o Novembro Azul surgiu com a intenção de olhar com mais carinho para a saúde masculina.

O câncer de próstata acomete um grande número de homens, porém a população masculina ainda lida com preconceitos e receios em relação aos cuidados pessoais. O Novembro Azul surgiu como uma tentativa de desmistificar certos tabus para que os homens possam se sentir à vontade para cuidar da própria saúde.

Assim, vamos de informação que vão fazer com que os homens entendam melhor a importância de olharem para si mesmos. Bem como descobrir como surgiu o Novembro Azul. Confira!

História do Novembro Azul

Em 2003, dois amigos australianos decidiram associar o bigode a conscientização sobre a saúde dos homens. Para isso, criaram uma campanha divertida que criasse empatia com o público masculino. Surgia aí o “Movember”, mistura das palavras “moustache” (bigode em inglês) e “november” (novembro em inglês). No ano seguinte, surgia a “Movember Foundation”, uma instituição dedicada a arrecadar fundos para o combate e prevenção do câncer de próstata na Austrália.

Novembro Azul no Brasil

O movimento internacional só chegou ao Brasil em 2008, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Já havia a preocupação em lidar com preconceito em torno do tema. Por isso, no primeiro ano de campanha o tempo foi abordado com foco em comparativos futebolísticos. O lema “Um Toque, Um Drible” surtiu efeito e chamou a atenção.

Números de afetados pela doença

O Ministério da Saúde informa que, no Brasil, cerca de 42 homens morrem em decorrência ao câncer de próstata, por dia! O Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostrou que, em 2019, mais de 68 mil homens foram diagnosticados com a doença e aproximadamente 15 mil mortes forma registradas. No país, a doença ainda é mais comum em homens acima dos 65 anos. A única forma efetiva de tratamento é o diagnóstico precoce. Por isso, a importância da campanha.

 Obesidade como fator de risco

A obesidade é um fator de risco para quase todas as doenças, e não seria diferente com o câncer de próstata. É preciso um estilo de vida saudável e equilibrado para prevenir a doença. A obesidade aumenta o risco do câncer ocorrer porque o tumor em pessoas com índice de gordura elevado é ainda mais agressivo.

Exames fundamentais

Não tem jeito, por mais que os homens tentem, o exame conhecido como digital da próstata, ou toque retal, ainda é a forma mais segura de descobrir a doença em fases iniciais. Apesar de muita gente achar que apenas a dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) seja o bastante, ele não substitui o exame de toque.

É importante dizer que o toque serve para avaliar o tamanho, a forma e a textura da próstata. Assim, qualquer sinal de alteração, possibilita aplicar os tratamentos adequados.

Os sintomas não aparecem na fase inicial

Infelizmente a doença surge de forma silenciosa. Ela pode demorar anos para apresentar sintomas. Isso reforça a importância de realizar o exame anualmente. Em estágio avançado, é possível perceber sintomas como jato de urina fraco; dor ao urinar; impotência sexual e disfunção erétil; presença de sangue na urina ou sêmen; vontade de ir no banheiro toda hora; dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos; fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

 

Cuidar de si, é a melhor prevenção!

× Como posso te ajudar?